3.01.2006

Era Uma Vez... No TIBETE!


Era ainda pequena quando ouviu as primeiras histórias da guerra. A sua avó atravessara as grandes guerras mundiais; o seu avô estivera presente nelas, assim como o seu pai. Desde criança que ouvira palavras agrestes e odiosas, como violência, canhões, guerra, ódio.... À medida que foi crescendo nunca conseguiu decifrar o verdadeiro sentido de tais palavras, mas observou diariamente imagens de combates (de)humanos. Diariamente a televisão invade os olhos de todas as pessoas, de todas as idades, com imagens de terror e desrespeito. Ouve-se falar de Irão, Iraque, Islão e Islamismo, Jerusalém.... De aquem, daqui, de acolá... Mas poucos se lembram da invasão do TIBETE.





Já passaram cerca de 50 anos desde que os Chineses invadiram o Tibete e a destruição da sua cultura única é algo que ainda hoje acontece. No entanto, o mundo não veio em auxilio dos Tibetanos, só lhes prestou apoio retórico, de que pouco lhes serve senão de música para os ouvidos.

Em 1989 a Comissão Norueguesa para os prémios Nobel, atribuiu a Sua Santidade o Dalai Lama o Prémio Nobel da Paz pela Sua abordagem não violenta da questão Tibetana, o que implicou um sinal de reconhecimento de uma figura, de um ideal e de um povo.

Citando Sua Santidade o Dalai Lama:

"Este é o nosso pior período da nossa história bimilenar. Isto realmente é o período mais sério. Nesta altura, agora, existe todo o perigo da totalidade da nação Tibetana, com a sua herança cultural única, desaparecer completamente. A situação presente é tão séria que se trata mesmo de uma situação de vida ou morte. Se ocorrer a morte, nada restará."






Sintam-se.... Em PAZ!

5 comentários:

trigolimpofarinh@mparo disse...

Aqui está um assunto, entre tantos outros, que não devia ser menosprezado mas talvez por falta do mediatismo fomentado pelos meios de comunicação, entre outros interesses dais como a cor do dinheiro, é renegado para sétimo plano.

Mas eis que se ouve uma voz, a qual se junta a vontade. E outra, e mais vontade, e mais outra, e outra e outra e muita mais vontade… e é assim que se mudam certos planos sobre verdadeiros assuntos.

Beijos

Unknown disse...

Pensamento do Governo Americano:
- "No Tibete existe petroleo?"
Pensamento da ONU:
- "O que é que os USA Disseram sobre este assunto?"
Pensamento dos Chineses:
- "Depois de MAO ninguem nos fará frente"...

Nós os outros,ficamos mais uma vez tristes com a politica do Mundo.Beijos.

José disse...

Tantas civilizações foram dizimadas ao longo da história. Até os grandes impérios sucumbiram. Alguns com uma crueldade imensa. Isso comove-me.
Como inverter o sentido das coisas? Como estabelecer uma nova ordem? Que novas regras?
Olhando para o passado, fico com a certeza que também o império chinês e o império americano vão cair. E o mais certo é cairem de forma brutal e cruel. E isso comover-me-á, se por cá andar...

39 disse...

:(

eu disse...

No Tibete, os chineses mataram mais de 1 milhão de pessoas. Esta situação já tem mais de 50 anos e é com muita tristeza que vejo que não existem manifestações pela paz ou pela libertação deste povo que está quase extinto. A luta pelos direitos humanos e a liberdade de expressão religiosa no Tibete devia de contar com o apoio de todos nós…… beijos